Mulheres e os Media

Um século de luta
contra o machismo

claim

Mulheres na Política

A igualdade de género no mercado de trabalho é uma luta que continua atual. O NewsMuseum recorda algumas mulheres que se destacaram na política.

Margaret ThatcherMargaret Thatcher
Cargo: Primeira-ministra britânica

Margaret Thatcher: a better politician than wife and mother” [«Margaret Thatcher: melhor política do que mulher e mãe»]. É o título do artigo escrito por Francis Elliot que tornou o Times palco de acusações de sexismo.

A vida política no feminino: Artigos sobre o seu visual e comportamento. É criado um género próprio de artigos: Penteados, peças de roupa e brincos de mãos dadas com notícias sobre o estado da nação.

Nas páginas do jornal nasce o termo “iron lady”, que só quebraria em 1990, quando as lágrimas de Thatcher caíram ao abandonar Downing Street depois de ser deposta. A imagem tornou-se numa das mais poderosas da política britânica do Século XX.

 

Angela MerkelAngela Merkel
Cargo: Chanceler Alemã

Tornou-se em 2005 a “Frau Europa” e dez anos mais tarde foi considerada pela revista Time como a “chancellor of the free world” [«chanceler do mundo livre»]. Os media batizaram Angela Merkel como a “Mutter” [«Mãe»] não só da Alemanha mas do mundo inteiro, um termo que adquire uma conotação especial pelo facto de não ter filhos.

 

Theresa MayTheresa May
Cargo: Primeira-ministra britânica

She possibly has nieces, nephews, lots of people, but I have children who are going to have children who will directly be a part of what happens next.” [«Ela possivelmente tem sobrinhas, sobrinhos, muita gente, mas eu tenho filhos que vão ter filhos que farão diretamente parte do que acontecerá depois»]. Andrea Leadsom no The Times.

Theresa May é acusada em 2016 por Leadsom de ser uma candidata menos capaz, pelo facto de não ser mãe. O impacto das acusações foi gigante e Leadsom vê-se obrigada a abandonar a corrida ao número 10 de Downing Street.

 

Maria de Lourdes PintassilgoMaria de Lourdes Pintassilgo
Cargo: Primeira-ministra portuguesa

«Esta mulher com este perfil será apenas um Primeiro-Ministro de transição para as eleições, de um intervalo sem Parlamento?» Expresso – revista, 21 julho de 1979

A nomeação de Maria de Lourdes Pintassilgo de 1979, para chefe do V Governo Constitucional causou um embaraço de linguagem nos Media nacionais:

Na designação de cargos políticos, usava-se sempre o masculino. Denunciava a desigualdade de sexos.

Maria de Lourdes é a terceira mulher na Europa a desempenhar funções de Primeira-Ministra.

Simplesmente Maria”, é o título de um artigo que não deixa de parte uma conotação religiosa e que releva a formação católica da Primeira-Ministra. A sua vida pessoal ganha mais destaque do que a vida política.

 

Leonor BelezaLeonor Beleza
Cargo: Ministra da Saúde

Leonor Beleza desempenhou um papel importante na Comissão da Condição Feminina, que integrava o grupo de trabalho que reformou o Código Civil. A grande conquista foi eliminar todos os fatores discriminatórios entre homens e mulheres. Em 1985 segundo o n’O Jornal foi nomeada para Ministra da Saúde, tornando-se a primeira mulher a assumir um cargo desta natureza desde 1975.

 

Edite EstrelaEdite Estrela
Cargo: Presidente da Câmara Municipal de Sintra

Apresentou a candidatura à presidência da Câmara Municipal de Sintra no verão de 1993. Instala-se na vila e percorre mais de trezentos hectares do concelho para conhecer a realidade das freguesias. Há época já era deputada na Assembleia da República e promotora da literacia mediática.

Sintra Património Mundial da HumanidadeVence as eleições em Sintra e eleva a vila a Património Mundial da Humanidade.

Deputada do Parlamento Europeu desde 2004 e presidente da Delegação Portuguesa do Partido Socialista Europeu.

 

Manuela Ferreira LeiteManuela Ferreira Leite
Cargo: Ministra das Finanças e da Educação

Em Portugal a cobertura mediática às figuras femininas na política, dá mais atenção a pormenores como a roupa, maquilhagem e penteados. O percurso de Manuela ficou marcado por estes detalhes, apresentando-se sempre como uma figura monótona e invernal. «A ida de Ferreira Leite ao Gato foi uma surpresa. Dois milhões de portugueses viram-na rir pela primeira vez. E terá sido a última?» Expresso.

 

Assunção CristasAssunção Cristas
Cargo: Líder do partido CDS-PP ex-Ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território

Foi a primeira mulher a exercer funções de ministra em Portugal durante a gravidez. A propósito da atenção dada pelos media à sua gravidez ou às mudanças de visual, Assunção Cristas afirmou que não a incomoda que façam comentários, uma vez que «são os expetáveis na nossa sociedade que é muito mais exigente em relação às mulheres – as meninas querem-se bonitas, vaidosas e arranjadas». Em 2006, partilhou uma fotografia com um estilo de roupa menos convencional para uma política que originou vários comentários nas redes sociais.

 

Odete SantosOdete Santos
Cargo: Política, Advogada e Atriz

É uma das figuras incontornáveis da política portuguesa, uma imagem com a qual nem toda a classe feminina se conforma. Da aparência ao estilo pessoal, a ex-deputada comunista é uma das figuras portuguesas mais mediáticas e caricaturadas, não apenas pelas suas ideias políticas.

 

Hillary ClintonHillary Clinton
Cargo: Candidata a Presidente dos EUA, Primeira-dama, Advogada e Secretária de Estado

If I want to knock a story off the front page, I just change my hairstyle.” [«Se quero retirar uma estória da primeira página, simplesmente mudo o meu penteado»]. Afirma Hillary Clinton. Uma frase que ilustra a cobertura de que são alvo as mulheres políticas.

Polémicas: Decote que causa polémica. O episódio ficou conhecido por “cleavagegate”. Até a sua voz foi escrutinada durante as presidenciais de 2016.

hilary2Um “lecturing tone” [«tom de repreensão»] e uma “not-so-attractive voice” [«voz não muito atrativa»], afirmou um comentador da Fox News.

Existe uma grande disparidade no tratamento jornalístico em relação aos seus colegas do sexo masculino. Uma diferença que se alastra ao longo da sua carreira política.

As críticas pessoais têm outro alvo: O facto de Hillary ser casada com Bill Clinton, também ele ocupante da Casa Branca. As suas iterações com o marido foram analisadas e questionadas ao pormenor.

Até quando se tornou na primeira mulher a conquistar a nomeação do Partido Democrata para as Presidenciais, a sombra do marido perseguia-a nos Media. No dia que se seguiu à nomeação, Bill Clinton fez manchete em alguns jornais norte-americanos.

O sexismo nas campanhas políticas deu origem à criação de um guia para uma cobertura neutra, numa altura em que cada vez mais as convenções de género se alteram, e a campanha de 2016, deixou uma marca na história da igualdade de género.

 

Eva PerónEva Perón
Cargo: Líder Argentina

Em apenas 7 anos tornou-se numa das mulheres mais poderosas do mundo. Conquistou aos poucos o apoio da população, sobretudo dos «descamisados».

Com os seus dotes de oradora, Evita torna-se também a porta-voz do marido e a primeira mulher a fazer campanha por toda a Argentina. Os Media e o povo seduzem-se. Depois da sua morte prematura, Eva Perón torna-se um símbolo de Liberdade, apesar de alguns Media continuarem a vincular o seu poder político ao poder do governo de Perón.

 

Benazir BhuttoBenazir Bhutto
Cargo: Líder Paquistanesa

Desde que começou a sua carreira política que estava destinada a ser um ícone. Aos olhos do Ocidente foi a primeira mulher a ser eleita democraticamente numa nação Muçulmana. Em 1988 ganhou as eleições e tornou-se primeira-ministra do Paquistão, um acontecimento encarado como raro pelos Media. A maior conquista de Bhutto foi a força que conseguiu dar à sua nação.

 

Indira GandhiIndira Gandhi
Cargo: Chefe de Governo da Índia

Indira estreia-se nas lides políticas em 1939, com o partido do Congresso Nacional Indiano. Foi a primeira mulher a ocupar o cargo de chefe do governo indiano e desenvolveu um programa que melhorou as condições da população. Indira é assassinada por dois dos seus seguranças, ambos sikhs, que pertenciam à fação religiosa oposta à sua. A ativista política tornou-se um símbolo intemporal na Índia e no resto do mundo pela luta dos direitos humanos.

Este Mês

caixa capazes

quiz

testemunho

Newsmuseum